Menu Close

Maria Encarnação Beltrão Sposito

Professora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Presidente Prudente) (1977), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Rio Claro) (1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1991).
Realizou pós-doutoramento na Université de Paris I - Sorbonne. Desenvolveu atividades acadêmico-científicas junto a diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
É membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe).
Atualmente, coordena o projeto temático intitulado "Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmo, formas e conteúdos" (FragUrb), financiado pela FAPESP, que abrange uma equipe de mais de 30 pesquisadores doutores.
Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, segregação e autossegregação socioespacial, fragmentação socioespacial, cidades médias.
Realizou estágios de pesquisa nas Universidades de Lleida, Coimbra e Paris-Cité.
Foi presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Unesp e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Realizou estágio de pesquisa na Université de Paris Cité, com financiamento do Institut de Recherche et Dévélopment (IRD). É membro da Academia Real de Ciências de Lisboa

Experience

  • –present
    Professora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (Unesp)